pernas-cansadas.jpg

Pernas cansadas ou inchadas? Dor ou varizes?
Tromboflebite Superficial?

 

No decorrer da nossa vida, vão desenvolver-se sinais de alterações nas veias superficiais em quase todos os adultos. A Tromboflebite é a forma mais comum de distúrbios venosos e pode ocorrer tanto em varizes como em veias não varicosas.

Pernas pesadas, cansadas, inchadas e vasos sanguíneos visíveis debaixo da pele são sintomas de Tromboflebite Superficial. Estes são apenas os sintomas físicos desta condição, porém, também pode ter impacto a nível social e psicológico nas pessoas afetadas, diminuindo a confiança de mostrar o corpo devido à aparência das áreas atingidas.

 

 

Está tudo relacionado com as suas veias

As veias são vasos sanguíneos que transportam o sangue para o coração, com o auxílio das válvulas que permitem que o sangue flua apenas numa direção. Mais de 70% do volume sanguíneo é encontrado nas veias 1. A Tromboflebite Superficial é uma inflamação nas veias superficiais, as células sanguíneas formam um coágulo que fecha, parcialmente, o lúmen das veias.

  • As áreas afetadas tornam-se vermelhas, quentes e dolorosas.
  • Podem aparecer nódulos rígidos e dolorosos debaixo da pele.
  • A Tromboflebite pode ocorrer tanto em varizes como em veias não varicosas, porém, é mais comum em varizes.

Varizes

As varizes são veias superficiais que se tornaram dilatadas e torcidas. Tipicamente, ocorrem na forma de microvarizes (teleangiectasias), como vasos sanguíneos claramente visíveis debaixo da pele das pernas. Enquanto as microvarizes representam unicamente um problema estético, as varizes podem afetar de forma negativa a qualidade de vida devido aos seus efeitos físicos, sociais e psicológicos.

As varizes podem ser um fator de risco para o desenvolvimento de Tromboflebite Superficial o que, por sua vez, é um fator de risco para o desenvolvimento de Insuficiência Venosa Crónica.

Varizes
A Tromboflebite Superficial pode desencadear condições mais sérias?

A Tromboflebite Superficial pode desencadear condições mais sérias?

A Tromboflebite Superficial não é uma condição perigosa por si só. Porém, quando não é tratada, pode levar a Insuficiência Venosa Crónica ou até a Trombose Venosa Profunda. A Trombose Venosa Profunda pode danificar as veias profundas afetadas o que dificulta o transporte do sangue de volta ao coração e pode até resultar em dor crónica. Para não falar dos sintomas desagradáveis que, inevitavelmente, diminuem a qualidade de vida como os nódulos dolorosos, a vermelhidão e prurido da pele e as pernas cansadas e inchadas. Se tem estes sintomas, o nosso conselho é consultar o seu médico de família.

Quais os fatores de risco para o desenvolvimento de Tromboflebite Superficial?

Se já sentiu estes sintomas, já se deve ter questionado e procurado em todo o lado o que poderá estar a causá-los. Estes são vários fatores de risco que podem determinar se alguém está suscetivel a desenvolver Tromboflebite Superficial ou não. Recomendamos vivamente que questione o seu médico de família ou farmacêutico para um diagnóstico e tratamento precoce.

Varizes
Varizes
Tabagismo
Tabagismo
Excesso de Peso
Excesso de Peso
 
Gravidez
Gravidez
Longos períodos de pé ou sentado
Longos períodos de pé
ou sentado
Idade
Idade

Outros fatores de risco são

  • • Coágulos sanguíneos prévios ou qualquer outro distúrbio venoso
  • • Terapia de infusão intravenosa
  • • Outras condições de saúde que causem formação de coágulos, por exemplo, trombofilia, poliarterite ou policitemia

Saiba mais sobre o Hirudoid Gel




1. Beebe-Dimmer JL et al. The Epidemiology of Chronic Venous Insufficiency and Varicose Veins. Annals of Epidemiology 2005; 15(3): 175-84

siga-nos nas redes sociais

Fale Connosco

Contacto
info@stada.pt
pharmacovigilance@stada.pt
+351 211 209 870